Tendo em vista o extremo dinamismo do mercado de fusões, cisões e aquisições, a Due Diligence Ambiental foca na prospecção e análise das atividades históricas e atuais desenvolvidas por uma empresa e/ou projeto assim como seus riscos associados. Este procedimento sistemático permite identificar: passivos ambientais; condicionantes de licenciamento com difícil cumprimento ou alto custo de implantação; falhas processuais regulatórias; fatores de vulnerabilidade ambiental; fatores limitantes para expansão da atividade.
Ao final do procedimento técnico é possível realizar a valoração dos fatores de risco, objetivando à devida orientação com relação às garantias financeiras necessárias à condução do negócio.
Neste documento são incorporadas recomendações voltadas à adequação e implementação de projetos executivos já previstos como condicionantes de licenciamento, renovação de licença de operação ou controle de impactos ambientais não remediados. Para fins de valoração de riscos ambientais associados à operação de fusão, aquisição ou cisão, são apresentadas estimativas de custos relativos ao desenvolvimento das ações vinculadas à manutenção ou adequação da regularidade ambiental do empreendimento.